Grão Mestre na Cerimónia de Encerramento do Convent do Grande Oriente da Bélgica

No dia 21 de Abril de 2024, realizou-se em Bruxelas a Cerimónia de Encerramento do Convent do Grande Oriente da Bélgica. A Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – foi convidada e esteve presente através do Grão Mestre Amadeu Alves. O Grande Oriente da Bélgica é uma obediência maçónica liberal e adogmática instalada em 1833.

É a mais antiga e maior Obediência belga, contando com cerca de 150 lojas azuis e cerca de 15000 maçons. As suas Lojas estão igualmente repartidas na Flandres, em Bruxelas e na Valónia. O Grande Oriente da Bélgica mantém relações fraternas com a maioria das obediências maçónicas belgas, tendo sido signatário de uma Declaração Comum com a Grande Loja da Bélgica, a Federação Belga de Direitos Humanos e a Grande Loja Feminina da Bélgica, facto exemplar de uma maçonaria unida em torno dos seus princípios fundamentais.

Para além da Grande Loja Simbólica de Portugal, estiveram presentes nesta Cerimónia de Encerramento do Convent cerca de duas dezenas de Obediências de outros países, entre as quais se destacam a Grande Loja de França, o Grande Oriente da Bélgica, a Grande Loja Simbólica Espanhola, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia e o Grande Oriente Lusitano. O Grão-Mestre do Grande Oriente da Bélgica, Patrick Cauwert, dirigiu palavras de agradecimento à Grande Loja Simbólica de Portugal e seu Grão Mestre, o qual retribuiu e enalteceu o exemplo de união dado pelo Grande Oriente da Bélgica e pelas restantes Obediências Belgas.

Tendo por base o período conturbado que a humanidade vive actualmente e face às incertezas que a sociedade europeia enfrenta, a Grande Loja Simbólica de Portugal afirma-se, agora e sempre, contra o totalitarismo na base de conflitos bélicos actuais e defensora de uma sociedade fraterna e progressista. Tal como a Grande Loja Simbólica de Portugal, todas as Obediências presentes neste Convent, realçaram a necessidade de uma Maçonaria Universal activa e afirmativa em torno dos valores da justiça, tolerância e liberdade.

Scroll to Top