
A Grande Loja Simbólica de Portugal – G∴L∴S∴P∴
A GLSP é a terceira obediência maçónica portuguesa
Pauta-se por uma grande discrição das suas actividades e tem uma grande ligação institucional ao Grande Oriente de França (maior obediência maçónica da Maçonaria Liberal do mundo).
Não se envolve em questões políticas ou económicas privilegiando o domínio filantrópico, social e o desenvolvimento intelectual/espiritual dos seus membros respeitando a Liberdade Absoluta de Consciência.
A GLSP dá primazia à qualidade e selectividade na admissão de membros da Grande Loja Simbólica de Portugal em detrimento da quantidade.
Foi a primeira Obediência Maçónica, em Portugal, a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, de uma forma regular, respeitando integralmente os Rituais da Antiga Tradição Memphis Misraim, uma Franco-Maçonaria diferente, uma via Espiritual Ocidental.
Actualmente, nas nossas Lojas Maçónicas, são praticados o Rito Escoçês Antigo e Aceite, Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, Rito de Emulação e York, legitimado pelas Cartas Patentes do Grande Oriente de França
A Grande Loja Simbólica de Portugal é membro das três maiores Organizações Maçónicas Internacionais:
CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo (maior organização maçónica mundial);
AME – Alliance Maçonnique Européenne (Maior organização maçónica europeia);
UMM – Unione Massonica del Mediteraneo, a par com as principais Obediências Maçónicas Mundiais.
A Grande Loja Simbólica de Portugal está representada, de Norte a Sul de Portugal, nomeadamente Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Lisboa, Faro, Portimão.
Em 3 de Maio de 2008, instalámos o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, em Portugal, com a consagração e instalação da R.’.Loja Phoenix, em Lisboa. Em 21 de Maio de 2011, foi consagrada e instalada a Grande Loja Simbólica de Portugal, em Lisboa, no Palácio Maçónico do Grande Oriente Lusitano. Fez-se, desta forma, história na Maçonaria Portuguesa.
No dia cinco de Dezembro de dois mil e quinze, na XX Sessão da Grande Loja Simbólica de Portugal, o Grande Oriente De França, confiou as Cartas Patentes da Maçonaria Simbólica e da Maçonaria Filosófica (Altos Graus) do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, legitimando a Grande Loja Simbólica de Portugal, para a prática deste Rito, pela maior potência mundial da corrente maçónica liberal e adogmática, o Grande Oriente de França.
A força e a reputação do nosso rito faz-nos confiar cada vez mais nas suas características específicas e na qualidade dos seus trabalhos, em prejuízo da quantidade dos seus membros.
Destina-se a investigadores sinceros, ansiosos para melhorar e trabalhar sobre Simbolismo e as suas práticas esotéricas.