Slide Background

Aliança Maçónica Europeia (AME)

A Aliança Maçónica Europeia (AME) trabalha com mais de 30 obediências provenientes de 16 países europeus (Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Suíça e Turquia – Convidados: Alemanha e Hungria) com o objetivo de representar junto da União Europeia, os valores defendidos pela Franco-Maçonaria Liberal.

Estes valores foram herdados do espírito do Iluminismo do século XVIII, ou seja, de um período da nossa civilização onde, sem ignorar uma dimensão espiritual, foram expressas a fé no perfecionismo do ser humano, a promessa da sua capacidade em fazer progredir o mundo para um futuro melhor do que o passado, mais livre e mais igual e a convicção que esta capacidade está diretamente ligada à possibilidade de se servir da razão («suprema faculdade do homem» segundo Voltaire.)

A franco-maçonaria liberal, corrente na qual se inscreve a AME, define-se como sendo adogmática, o que significa que não impõe nenhuma crença aos seus membros porque ela promove a liberdade de consciência, o livre-arbítrio e o espírito crítico.

Não somos nem uma religião nem uma seita nem um partido político. As obediências da AME são compostas por membros que escolhem refletir e promover os mais altos valores morais de uma forma progressista liberta de modelos de pensamentos recebidos ou de movidos por ideologias do momento.

Estamos imbuídos de ideais de democracia, de fraternidade, de igualdade de direitos para todos os seres humanos e do direito de cada um à dignidade humana.

Façamos nossa a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, a Convenção Europeia para a Proteção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais de 1950 e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia de 2000. Rejeitamos todo o tipo de discriminação e forma de obstar a liberdade de expressão qualquer que seja o domínio.

Defendemos o princípio de uma «laicidade europeia» o que implica uma independência estreitíssima das instituições europeias com as igrejas e organizações filosóficas. Consideramos que as convicções filosóficas ou religiosas são do foro privado e não podem ser impostas.

Independência, mas não ignorância e felicitamo-nos pelo Diálogo instaurado no Artigo 17º do Tratado de Lisboa entre as Instâncias europeias, as igrejas, as organizações filosóficas e não confessionais. Situamo-nos, plenamente, no contexto deste artigo procurando torná-lo mais eficiente.

Queremos, assim, trazer as nossas reflexões nos debates que aludem à construção da Europa. É com este objetivo que nos definimos como «um centro de ligação, de observação e de estudos, a fim de aperfeiçoar a ação comum dos nossos membros, face à União Europeia, aos Estados Membros e a qualquer instituição europeia.» Concretamente, organizamos sessões de trabalho sobre temas como: educação, democracia, cidadania, diálogo intelectual, desigualdades, inovação social, etc.

Organizamos Colóquios no Parlamento Europeu.

Os relatórios desses trabalhos estão disponíveis neste site: http://www.ame-ema.eu/

A Aliança Maçónica Europeia pode realizar qualquer intervenção respeitando o seu objetivo, permitindo ou facilitando a realização do mesmo. A Aliança Maçónica Europeia (A.M.E.) está inscrita no Registo de Transparência da União Europeia com o nº 916946818172-34.

Scroll to Top