Grande Loja Simbólica de Portugal participa na Cerimónia de Encerramento do Convent da Grande Loja da Bélgica

A Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – foi convidada e esteve representada pelo Grão Mestre Amadeu Alves na Cerimónia de Encerramento do Convent da Grande Loja da Bélgica que ocorreu no dia 20 de Abril 2024 em Bruxelas. A Grande Loja da Bélgica, criada em 1959, pertence à corrente liberal e adogmática da Maçonaria. É a segunda maior obediência na Bélgica e conta cerca de 5000 maçons, sendo a grande maioria dos membros são ateus ou agnósticos.

Os valores da Grande Loja da Bélgica são os mesmos da maçonaria liberal – Liberdade, Igualdade, Fraternidade – aos quais se acrescenta uma orientação universalista e fortemente filantrópica, sempre numa defesa radical dos direitos humanos. Realce-se ainda que as quatro principais Obediências Belgas – Grande Oriente da Bélgica, Grande Loja da Bélgica, Federação Belga de Direitos Humanos e Grande Loja Feminina da Bélgica – foram signatários de uma Declaração Comum, existindo um entendimento perfeito e uma fraternidade exemplar entre as Obediências.

Nesta Cerimónia de Encerramento do Convent, estiveram presentes cerca de duas dezenas de Obediências de outros países, entre as quais se destacam a Grande Loja de França, o Grande Oriente da Bélgica, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia a Grande Loja Simbólica Espanhola, e o Grande Oriente Lusitano. A nossa presença foi devidamente enaltecida pelo Grão-Mestre da Grande Loja da Bélgica, Pat Jacobs, cujas palavras reforçaram as estreitas e profícuas relações de Fraternidade que sempre uniram a sua Obediência à Grande Loja Simbólica de Portugal.

Num período de enorme preocupação face à situação bélica mundial, todas as Delegações presentes neste evento sublinharam a necessidade da Maçonaria se reunir e unir em torno dos valores e princípios da justiça, tolerância e liberdade, contra o totalitarismo e o extremismo político.

Scroll to Top