R∴T∴ Hapi

R∴T∴-HAPI

O Resp∴Tri∴Hapi levantou Colunas no dia 24 de Setembro de 2023 (e.v.), tendo surgido por iniciativa de um grupo de Maçons da G∴L∴S∴P∴. A Carta Patente do Resp∴Tri∴Hapi a operar a Oriente de Oeiras com o nº 20, foi emitida pela G∴L∴S∴P∴., tendo a respetiva Cerimónia de Consagração sido realizada no Templo Orpheu.

O Resp∴Tri∴Hapi pratica o Rito Antigo e Primitivo Memphis-Misraïm, prossegue os preceitos e valores que norteiam a Maçonaria em geral e, em particular, a G∴L∴S∴P∴. O principal objetivo do Triângulo é criar condições para que seja possível, através da participação, da cooperação e da partilha, elevar o saber dos seus Obreiros, desenvolver um maior conhecimento dos elementos simbólicos do R∴A∴P∴M∴M∴ e, consequente, um maior crescimento espiritual. Queremos evoluir envoltos na fraternidade que nos une, sempre em verdade, na senda de uma vida em que a bondade não se traduza apenas em ações planeadas, mas sim numa natural forma de ser para nós e para os outros.

SER E ESTAR HAPI

O nome Hapi, só por si traz uma carga simbólica significativa. É o deus do Nilo, o deus do norte e do sul. Os historiadores dizem que Hapi era muito provavelmente um nome pré-histórico para o próprio rio Nilo.

Ver mais aqui: Ser e Estar Hapi

AS VIAGENS E OS SEUS CAMINHOS

Quando iniciamos uma viagem, em princípio, sabemos para onde vamos, só assim chegamos ao fim da viagem. Tenho pensado muito sobre as viagens do Aprendiz e fico com a sensação de que embarcamos numa aventura sem saber o destino, sem saber como termina a viagem, como é que acabamos se não sabemos para onde vamos?

Ver mais aqui: As Viagens e os Seus Caminhos

Scroll to Top