A Grande Loja Simbólica de Portugal é signatária, conjuntamente com as principais Obediências Maçónicas Europeias, de um comunicado conjunto apresentado a 22 de Abril em Estrasburgo, dedicado ao tema da Liberdade, por uma Europa construída ao serviço da paz, da justiça e dos direitos fundamentais do ser humano.
Agir pour l’Europe des Libertés – Déclaration des Obédiences maçonniques libérales et adogmatiques européennes du 22 avril 2024 à Strasbourg
https://www.facebook.com/G.O.de.France/?locale=fr_FR
Cita-se em seguida o conteúdo formal do Comunicado em anexo:
“Face ao aumento dos partidos populistas e extremistas em muitos países europeus, especialmente da extrema-direita e dos seus projetos iliberais, nós, Obediências Maçónicas liberais e adogmáticas, queremos expressar solenemente a nossa preocupação e reafirmar vigorosamente o nosso compromisso com uma Europa democrática e social fundada na Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
A convite das Obediências Signatárias, muitos cidadãos se têm reunido em conferências abertas ao público em Cracóvia, Madrid, Paris e Timisoara, entre outras cidades, tendo concluído que o ideal europeu está em perigo assim como os seus fundamentos universalistas: ameaças à liberdade de consciência, à liberdade humana, ao estado de direito, à escola pública, à liberdade e independência de imprensa. Estes cidadãos também estão preocupados com o aumento da xenofobia, do racismo e do antissemitismo, assumidos cada vez mais abertamente.
Reunidos em Estrasburgo – no coração pulsante da democracia Europeia – Obediências Signatárias alertam sobre as ameaças e perigos que estas correntes políticas representam para uma Europa democrática, progressista e social, que não escondem sua vontade em questionar uma estrutura social construída ao longo de várias décadas ao serviço da paz, do direito e da emancipação. Assim, pretendemos afirmar o nosso compromisso comum, unitário e intransigente na defesa de uma sociedade solidária, humanista e fraternal.”
Agir pour l’Europe des libertés – Face à la montée des populismes, les libertés individuelles et publiques menacées?
Agir pour l’Europe des libertés – Declaration des obédiences maçonniques européennes