25 de Abril – Dia da Liberdade

Antecedentes

Portugal é hoje um país democrático. Isto significa que as pessoas podem deslocar-se livremente e expressar a sua opinião sem receios. Mas nem sempre foi assim. Portugal foi governado durante muitos anos por António Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros entre 1933 e 1968.

Nos anos 30, Salazar criou o Estado Novo, uma ditadura muito autoritária, e a PIDE, uma polícia política, para controlar todos os movimentos dos cidadãos. As pessoas não podiam votar nem falar livremente. Também não se podiam reunir em associações e sindicatos, nem sair do país sem autorização. Havia muita pobreza e existia censura na esfera cultural: muitos filmes, livros, músicas, revistas, jornais eram proibidos. Na escola, as crianças eram separadas, ou seja, os meninos e as meninas estudavam em salas diferentes.

Nessa altura, Portugal possuía várias colónias em África: Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Os habitantes destes territórios queriam ser independentes. Porém, Salazar não estava de acordo com esta ambição e, em 1961, deu-se início à Guerra Colonial que durou cerca de 13 anos.

Cansados de tanta miséria, falta de liberdade e de uma longa e sangrenta guerra, os portugueses decidiram mudar a história do país em 1974. A 25 de Abril, os militares organizaram um golpe de estado para pôr um fim à ditadura salazarista. Passaram 50 anos, e a palavra democracia continua a fazer parte do vocabulário do povo português.

25 de Abril, Dia da Liberdade

Há cinco décadas, teve lugar a Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974. O dia marca o início de um golpe sem sangue que pôs fim à ditadura no país e homenageia a instauração da democracia em Portugal. É um dia festivo, tem sido assinalado pelo povo portugueses, as ruas enchem-se com as cores da bandeira de Portugal, estão previstas ações educativas em todo o país para educar as gerações mais jovens sobre a história da luta pela independência de Portugal.

Este ano assinala-se o 50º aniversário da Revolução dos Cravos. Haverá vários eventos culturais em muitas cidades portuguesas no Dia da Liberdade. O dia é marcado com desfiles, manifestações e celebrações em todo o país. Depois de décadas de ditadura brutal que provocou censura, discriminação e repressão.

Alguns eventos previstos:

  • Dia 24 de abril às 22h: Vídeo Mapping no Terreiro do Paço, seguido de concerto.
  • No dia 25 de Abril terá lugar no Terreiro do Paço (um dos locais mais emblemáticos da Operação “Fim de Regime”) um evocativo desfile militar, ao qual se seguirá a reconstituição da chegada da coluna da EPC a Lisboa.
  • Haverá também um desfile na Avenida da Liberdade.
  • Geralmente há festividades em torno do Palácio de São Bento.
  • A Câmara Municipal de Lisboa estará aberta a quem quiser conhecer os Paços do Concelho por dentro.

A celebração é importante para reconhecer o valor da democracia!!!

Scroll to Top