No dia 29 de junho, a cidade de Oeiras foi palco de um momento histórico para a Maçonaria Liberal e Adogmática: o Convent da Grande Loja Simbólica de Portugal (GLSP) reuniu cerca de duas centenas de maçons e quase duas dezenas de Obediências provenientes de diversos países e continentes, num espírito de fraternidade, diálogo e construção coletiva:
- Grand Orient de France
- Grande Loge de France
- Grande Loja Simbólica da Lusitânia
- Grande Oriente Lusitano
- Grand Orient de Suisse
- Fédération Memphis Misraïm
- Grande Loge Liberale de Turquie
- Gran Logia Simbólica Española
- Grande Loge Mixte de France
- Gran Oriente Latino Americano
- Grand Orient & Loje Associées de la Republique du Congo (GOLAC)
- Grande Lodge Feminine of Turkey
- Grand Orient de Pologne
- Grande Loja Mixte de Suisse
- Grande Loge Mixte de Memphis Misraim
- Grand Orient de Roumanie
- Grande Loge Mixte Nationale
- United Grand Lodge of Poland and Baltic States
O Convent contou ainda com a presença de duas Jurisdições (Altos Graus da Maçonaria Filosófica): a Grande Ordem Egípcia de Portugal e o Supremo Conselho Misto do Rito Escocês Antigo e Aceite de Portugal. O evento, que teve lugar num ambiente marcado pela serenidade e respeito mútuo, celebrou a diversidade e os valores fundacionais da maçonaria liberal.
A cerimónia de encerramento contou com intervenções inspiradoras por parte dos Grão-Mestres e Altos Dignitários presentes, que reforçaram o papel da maçonaria enquanto espaço de pensamento livre e progressista. Seguiu-se uma jornada rica em partilha simbólica e iniciativas de cooperação internacional, culminando na assinatura de três Tratados de Amizade e Reconhecimento com a Grande Loja Liberal da Turquia, a Grande Loja Mista Nacional (França) e o Grande Oriente da Roménia, para além da assinatura de um Acordo de Geminação entre a Loja Phoenix da Grande Loja Simbólica de Portugal e a Loja Umut da Grande Loja Liberal da Turquia. Neste caso, houve declarações das duas Lojas que expressaram o compromisso de ambas em continuar a trabalhar por uma sociedade mais justa, esclarecida e solidária.
Ainda neste evento, o Conselho da Ordem e o seu Presidente, o Grão-Mestre Amadeu Alves, decidiram atribuir o título de Membro Honorário da Grande Loja Simbólica de Portugal a quatro irmãos de Obediências estrangeiras, que têm providenciado um apoio constante e contínuo às iniciativas da nossa Obediência, ao longo de muitos anos. Durante os trabalhos e nos diversos discursos, foram realçados temas centrais como a liberdade de consciência, o papel da maçonaria na sociedade contemporânea, e os desafios que as potências maçónicas enfrentam num mundo em constante transformação.
A presença de tantas Obediências neste Convent demonstrou a vitalidade da Grande Loja Simbólica de Portugal, da maçonaria liberal e a sua capacidade de unir forças além-fronteiras, respeitando as especificidades de cada tradição, mas encontrando no símbolo, na ética e na liberdade os pilares de uma construção comum.