Loja Phoenix assinou Carta de Geminação com Loja Umut da Grande Loja Liberal da Turquia

No espírito universalista, plural e fraterno que guia a Maçonaria, a Respeitável Loja Phoenix, Nº1, em Lisboa, a primeira Loja Maçónica da Grande Loja Simbólica de Portugal a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm, celebrou recentemente uma Carta de Geminação com a Respeitável Loja Umut em Istambul, da Grande Loja Liberal da Turquia.

Mais do que criar uma ponte entre duas Lojas, esta união simboliza uma verdadeira ponte entre nações. Esta Carta de Geminação contribui igualmente para reforçar os laços da Maçonaria Portuguesa e Turca, unindo a Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loja Liberal da Turquia, país onde a tradição maçónica, é uma das mais antigas e respeitadas do mundo, que continua a florescer e a inspirar.

Num mundo cada vez mais dividido, acreditamos que o futuro depende da capacidade de construir pontes, não muros. E hoje, com esta Carta de Geminação, ajudámos a erguer mais uma. Este passo, reforça os laços de amizade, partilha ritualística e enriquecimento cultural entre os nossos II∴, aproximando-nos na vivência plena dos ideais maçónicos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A Respeitável Loja Phoenix e a Respeitável Loja Umut acreditam que os laços de amizade que nos unem, saem neste dia, reforçados e com esperança num futuro comum, marcado pela cooperação e pelo crescimento mútuo.

A Maçonaria não é apenas uma tradição, mas um caminho de transformação pessoal e coletiva. Se também acredita num mundo mais justo, mais fraterno e mais iluminado, convidamo-lo a conhecer a nossa Loja. Juntos, podemos continuar a construir pontes e a fazer a diferença.

Para saber mais, entre em contacto com a Respeitável Loja Phoenix, Nº1, Lisboa.

Lisboa, 14 de Junho de 2025

Scroll to Top