Com uma tradição de diálogo e discrição, a Maçonaria procura fomentar a cooperação entre diferentes povos, promovendo o respeito às diferenças e incentivando iniciativas conjuntas por um bem maior. Mais do que uma sociedade discreta, a Maçonaria afirma-se como agente de transformação. No Mediterrâneo, berço de civilizações e ideais universais, o ideal da paz é fundamental.
Num momento de crescentes tensões no Mediterrâneo e também no Médio Oriente, agravadas pelo recente conflito entre Israel e Irão, a Maçonaria reafirma seu papel como mediadora e promotora da paz. No passado mês de Maio, a maior Obediência mundial da Maçonaria Liberal e Adogmática, o Grande Oriente da França, organizou na cidade de Sète uma Conferência intitulada “A Paz em torno do Mediterrâneo“.
Nesse contexto, a Grande Loja Simbólica de Portugal foi convidada a participar, preparando uma comunicação sobre o tema. Este convite foi uma honra e motivo de orgulho para a nossa Obediência, que se mobilizou para contribuir com reflexões sobre a paz na região. Deste modo, diversas Lojas e Triângulos colaboraram na elaboração de textos dedicados ao tema, consolidados num livrete especial. Entre as estruturas participantes, destacam-se as Respeitáveis Lojas Djed, Udjat, Sirius, Amon Ra, Karnak, e Aten, além dos Respeitáveis Triângulos Khnum e Hapi. O livrete que se anexa é uma colectânea de visões dedicadas ao tema. O convite à sua leitura é motivo de orgulho para a Obediência, que se mobilizou para contribuir com reflexões sobre a paz na região.
Leia aqui: Livrete – A Paz em todo o Mediterrâneo