A Regularidade da Grande Loja Simbólica de Portugal.

A regularidade da Grande Loja Simbólica de Portugal é legitimada pelas Cartas Patente do Grande Oriente de França, para a prática do Rito Escocês Antigo e Aceite, Rito Emulação e Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim.

A regularidade da Grande Loja Simbólica de Portugal espelha-se ainda no seu carácter Democrático, através da alternância democrática interna, com a limitação de dois mandatos consecutivos de três anos cada, para a função de Grão Mestre, bem como, na separação inequívoca entre a Maçonaria Simbólica, e as Jurisdições de Altos Graus ou Maçonaria Filosófica.

A legitimidade maçónica da Grande Loja Simbólica de Portugal reflecte-se ainda, nos Tratados de Amizade e Reconhecimento Mutuo, celebrados com mais de cinquenta Obediências Maçónicas a nível mundial, nomeadamente com as principais Obediências Maçónicas Europeias: Grande Oriente de França, Grande Loja de França e Grande Loja de Itália.

A regularidade e legitimidade maçónica da Grande Loja Simbólica de Portugal é pertencer às principais Organizações Maçónicas Internacionais, como a Aliança Maçónica Europeia, União Maçónica do Mediterrâneo e CLIPSAS.

A credibilidade da Grande Loja Simbólica de Portugal é ter um membro seu, na Direcção da Aliança Maçónica Europeia desde há dois anos, mais concretamente, no Registo de Transparência da União Europeia, dignificando a Maçonaria Portuguesa com estas importantes funções.

A credibilidade da Grande Loja Simbólica de Portugal na Maçonaria Portuguesa, é oferecer um caminho Iniciático, espiritual e de Conhecimento, proporcionando aos seus membros uma verdadeira Fraternidade e Paz interior.

O Reconhecimento da Grande Loja Simbólica de Portugal foi ter sido a primeira Obediência organizadora em Portugal do primeiro Salão do Livro Maçónico, que resultou num enorme sucesso.

O Reconhecimento da Grande Loja Simbólica de Portugal foi ainda, o de ter organizado no corrente ano em Lisboa, a reunião anual da União Maçónica do Mediterrâneo no passado mês de Abril,  e de ter organizado a Assembleia Geral Extraordinária da Aliança Maçónica Europeia no Palácio Foz, dois meses mais tarde, com rasgados elogios provenientes das diversas Obediências presentes.

A credibilidade da Grande Loja Simbólica de Portugal é estar presente e apoiar a primeira pós graduação Maçonaria e Sociedades Iniciáticas, organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa.

A Grande Loja Simbólica de Portugal é uma Obediência Maçónica Portuguesa, que nasceu no palácio maçónico, em Lisboa, na presença de todas as obediências maçónicas portuguesas, em 2011.

Possui um relacionamento fraterno e de amizade com membros de todas as Obediências Maçónicas Portuguesas, não se imiscuindo nos seus problemas internos, mantendo sempre uma atitude de construção de pontes e não de muros.

A Grande Loja Simbólica de Portugal é uma Obediência Maçónica abrangente, com uma visão de futuro onde reina a Paz, a Tolerância, Respeito e a sã Convivência entre todos os Ritos e Obediências Maçónicas em Portugal.

Este é o nosso projecto para a Maçonaria Portuguesa.

Scroll to Top