R∴L∴ JEAN-BAPTISTE WILLERMOZ, Nº022, Or∴Lisboa

Imagem_WhatsApp_2024-07-10_às_15.52.57_ec8d0681-removebg-preview

A Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – recebeu a Carta Patente do Grande Oriente de França para trabalhar o Rito Escocês Retificado. Trata-se da primeira vez que o Rito Escocês Retificado é concedido a uma Obediência Portuguesa da corrente liberal da maçonaria.

No Convent do Solstício de Verão, realizado a 30 de Junho de 2024, o Grande Conselheiro do Grande Oriente de França presente, J:. M:. concedeu a Carta Patente do Rito Escocês Retificado ao Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal, Amadeu Alves, tendo referido que o trabalho e a prática deste Rito constitui uma grande responsabilidade para a nossa Obediência. Em nome do Grão Mestre do Grande Oriente de França, Guillaume Trichard, também dirigiu algumas palavras de agradecimento e incentivo a todos os Obreiros presentes no Convent, referindo que a entrega da Carta Patente deste Rito demonstra a confiança, a ligação profunda entre as duas Obediências Maçónicas e a legitimidade da Grande Loja Simbólica de Portugal, pelo seu passado de rigor na Maçonaria Portuguesa.

O Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal agradeceu a concessão deste Rito à nossa Obediência e teceu algumas palavras de incentivo e dedicação a todos os Obreiros que irão trabalhar o Rito, prometendo que a Grande Loja vai assinalar mais uma vez a história da maçonaria portuguesa com mais este marco notável e que daqui a algum tempo estará a trabalhar rigorosamente o Rito Escocês Retificado de Norte a Sul de Portugal, comprovando a confiança depositada pelo Grande Oriente de França.

O Rito Escocês Retificado, fundado por Jean-Baptiste Willermoz, fundamenta-se nas origens templárias do Escocismo e nas práticas iniciáticas da cavalaria espiritual, fundamentado na doutrina cristã tradicional, incentivando a reintegração da alma humana, imagem de Deus no sentido original, a reencontrar essa semelhança original com o Criador. É considerado um rito de conteúdo esotérico e filosófico, ligado à “tradição templária”, ao gnosticismo judaico, cristão e helenístico. Está ligado ao amor e tolerância dos livros do Novo Testamento e da herança espiritual da “Ordem do Templo”, próximo da gnose Cristã.

Scroll to Top