Realizou-se hoje, 30 de Junho (e.v.) em Lisboa, o Convent da Grande Loja Simbólica de Portugal. O Grão Mestre Amadeu Alves presidiu aos trabalhos, no qual esteve presente a totalidade das Lojas de Norte a Sul de Portugal, com o Templo repleto de Obreiros em perfeita harmonia.
Marcaram presença neste evento os representantes de diversas Obediências estrangeiras, com particular destaque para a presença do representante do Grão Mestre do Grande Oriente de França, Guillaume Trichard, que é a Obediência de referência mundial da Maçonaria Liberal e cujas Cartas Patentes permitem à Grande Loja Simbólica de Portugal trabalhar legitimamente no nosso país.
Também marcaram presença a Grande Loja de França, Grande Oriente da Bélgica, Grande Loja Simbólica Espanhola, Grande Oriente Latino-Americano, Grande Loja Feminina de Marrocos, Grande Loja Mista Soberana de França, Grande Loja Mista Memphis-Misraim, Grande Loja Mista Nacional e Grande Loja Simbólica de Portugal.
Também estiveram presentes as potências dignitárias de Jurisdições dos Altos Graus da Maçonaria do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, através do Primeiro Patriarca Grande Conservador da Grande Ordem Egípcia em Portugal, Pedro Rangel, e do Rito Escocês Antigo e Aceite, através da Soberana Grande Comendadora do Supremo Conselho Grau 33 do REAA em Portugal, Isabel Viana.
A presença de várias Obediências e Jurisdições veio reforçar os profundos laços fraternais que unem as diversas Ordens da Maçonaria Simbólica (Azul) e Filosófica (Altos Graus). A presença, confiança e união de todos que tiveram presentes no Convent comprovaram a maçonaria de elevada qualidade e rigor que se pratica na Grande Loja Simbólica de Portugal.
Nesta ocasião, o Conselheiro da Ordem do Grande Oriente de França atribuiu a Carta Patente do G:.O:.D:.F:. à Grande Loja Simbólica de Portugal para a prática do Rito Escocês Retificado. O Grão Mestre Amadeu Alves agradeceu a atribuição deste Rito à nossa Obediência e prometeu a sua prática com muito trabalho e rigor. Também foi assinado um Tratado de Amizade e Reconhecimento entre a Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loja Feminina de Marrocos. A sua Grã Mestre agradeceu a oportunidade de assinatura deste Tratado que passa a unir as duas Obediências com laços de trabalho conjunto e fraternidade.
O Grão Mestre Amadeu Alves suspendeu os trabalhos deste Convent dirigindo uma palavra de agradecimento às Delegações e Jurisdições presentes que muito honram a Grande Loja Simbólica de Portugal e também uma palavra de gratidão a todos os Irmãos pelo trabalho lealmente realizado no ano maçónico que está a terminar. Terminou com um discurso de incentivo para a continuidade desse trabalho no próximo ano maçónico em prol da sociedade portuguesa e da humanidade em geral.