O Dia dos Direitos Humanos

O Dia dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de dezembro, é uma oportunidade de reflexão e de compromisso com ações que promovam a dignidade, liberdade e igualdade para todos.

Guiados pelos princípios da liberdade, fraternidade e igualdade, temos o dever moral de defender o legado de Direitos Humanos das sociedades europeias e promover ativamente um processo educativo que valorize a rica história da Europa em movimentos sociais e revoluções culturais, como fermento de avanços significativos nos direitos e liberdades de todos os seres humanos

O papel da Maçonaria nesta evolução das sociedades tem sido fundamental, com contribuições notáveis na estruturação de sociedades mais equitativas e progressistas. Maçons líderes, pensadores, ativistas e profissionais têm contribuído para o desenvolvimento social e económico e desempenham uma função primordial na consolidação de valores e Direitos Humanos fundamentais.

A promoção ativa de medidas políticas inclusivas, o apoio a líderes femininas em todos os setores da sociedade e o compromisso com a eliminação de todas as formas de discriminação são passos essenciais que a Europa deve continuar a tomar.

A Grande Loja Simbólica de Portugal saúda o Dia dos Direitos Humanos e reafirma o compromisso de continuar a promover um mundo onde cada Humano, independentemente de sua origem, género, cor ou proveniência possa percorrer um caminho de aperfeiçoamento pessoal, em busca de uma existência plena e feliz.

AMADEU ALVES
Grão-Mestre

 

Scroll to Top