Prémio Nobel da Paz atribuído a Narges Mohammadi

A Grande Loja Simbólica de Portugal saúda a outorga do Prémio Nobel da Paz a Narges Mohammadi e reafirma o compromisso de continuar a promover um mundo onde cada mulher, independentemente de sua origem ou localização, possa viver livre de discriminação e realizar plenamente os seus direitos e os seus sonhos.

Narges Mohammadi é uma heroína iraniana, que se distinguiu por décadas de luta destemida pelos direitos humanos, especialmente focada na emancipação das mulheres e na luta contra as práticas desumanas, como a pena de morte, encontrando-se neste momento presa e afastada da sua família por recusar render-se à ditadura que governa o Irão.

A sua jornada de vida, marcada por prisões e perseguições, é um testemunho da coragem e da resiliência das mulheres na busca por um mundo mais justo e personifica a luta não só das iranianas, mas de todas as mulheres que enfrentam opressão e discriminação.

Na perspetiva maçónica, historicamente comprometida com a melhoria da sociedade e defensora da fraternidade, igualdade e liberdade, o exemplo de Narges Mohammadi é particularmente expressivo dos princípios de iluminação e busca pela verdade, destacando-se a sua determinação em enfrentar adversidades e teimar na justiça.

Ao destacarmos figuras como Narges Mohammadi, sublinhamos a importância de defender e ampliar o complexo de direitos já construído nas sociedades mais evoluídas e a necessidade de prosseguirmos na luta pela igualdade de género.

A Grande Loja Simbólica de Portugal entende exaltar a história da Prémio Nobel da Paz, Narges Mohammadi, como um exemplo pujante da incansável luta pelos direitos das mulheres a uma vida normal e segura.

AMADEU ALVES
Grão-Mestre

Scroll to Top