MESTRES DA GRANDE LOJA SIMBÓLICA DE PORTUGAL REUNIRAM-SE EM CONVENT

No passado dia 14 de Dezembro realizou-se o Convent de Inverno da Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa. Os trabalhos foram realizados em III Grau e esteve presente a esmagadora maioria dos Mestres representando a totalidade das Lojas de Norte a Sul de Portugal, tendo o Grão-Mestre Amadeu Alves liderado a Sessão de Solstício de Inverno. Também estiveram presentes duas Jurisdições dos Altos Graus da Maçonaria em Portugal, nomeadamente a Grande Ordem Egípcia em Portugal, representada pelo Primeiro Patriarca Grande Conservador, Pedro Rangel, e o Supremo Conselho Misto do Rito Escocês Antigo e Aceite em Portugal, representado pela Soberana Grande Comendador, Isabel Viana. Também marcaram presença a Grã-Mestre da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, Marina Jorge, e sua comitiva. A sua presença veio reforçar os profundos laços fraternais que unem as duas Obediências, bem como com as Jurisdições dos Altos Graus da Maçonaria Filosófica.

O relatório moral do último ano maçónico foi apresentado pelo Grão-Mestre e posteriormente aprovado por unanimidade dos delegados de todas as Lojas presentes. O plano de actividades para o próximo ano maçónico também foi apresentado perante todos os Mestres. Sublinha-se neste caso, o levantamento de colunas de uma nova Loja para trabalhar o Rito Escocês Retificado, cuja carta patente foi recentemente atribuída pelo Grande Oriente de França. De realçar ainda a fundação de uma nova associação internacional da maçonaria liberal, cujo processo foi liderado pelo Grande Oriente de França e que contou com a Grande Loja Simbólica de Portugal e mais sete Obediências europeias. A Sessão prosseguiu com a realização de uma Sessão ritualística sobre o Solstício de Inverno, com a leitura de uma Prancha dedicada ao tema.

A confiança e união de todos os Obreiros que estiveram presentes no Convent comprovaram a elevada qualidade e rigor dos trabalhos que se praticam na Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa. O Grão-Mestre suspendeu os trabalhos deste Convent dirigindo uma palavra de agradecimento às Jurisdições e Delegação que muito honraram a Grande Loja Simbólica de Portugal com a sua presença. Deixou ainda uma palavra de gratidão a todos os Obreiros pelo trabalho realizado nas Lojas e na Grande Loja, e incentivou à continuidade desse trabalho fora dos Templos e na sociedade civil, a bem da humanidade.

Scroll to Top