Grande Loja Simbólica de Portugal fundadora da União Maçónica Liberal Internacional

No passado dia 4 de dezembro de 2024 foi alcançado um marco significativo no domínio da maçonaria liberal e adogmática, com a criação da União Maçónica Liberal Internacional (UMLI). Esta nova iniciativa nasceu após a decisão do Grande Oriente de França de abandonar a Aliança Maçónica Europeia, resolução tomada no seu Convent em agosto passado. Reconhecendo a necessidade de uma abordagem política e maçónica renovada, nove Obediências maçónicas europeias propuseram a criação desta união dinâmica para enfrentar os desafios contemporâneos:

  • Grande Oriente de França
  • Grande Loja Simbólica de Portugal
  • Grande Loja Simbólica da Lusitânia
  • Grande Loja Liberal da Turquia
  • Grande Oriente da Polónia
  • Grande Oriente da Roménia
  • Grande Oriente da Suíça
  • Grande Oriente da Hungria
  • Ordem Maçónica Internacional Delfos

O Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa, Amadeu Alves, esteve presente na assinatura do acordo sobre a fundação da UMLI, a qual foi fortemente impulsionada por Pedro Rangel, Past Grão-Mestre. As nove Obediências, lideradas pelo Grande Oriente de França, reconhecido como a maior Obediência maçónica liberal e adogmática do mundo, trazem um novo fôlego às actividades maçónicas. A UMLI pretende expandir-se de um modo muito rigoroso e criterioso, sobretudo na selecção de novas obediências que a ela pretendam aderir.

A maçonaria liberal e adogmática desempenhou historicamente um papel relevante na formação de movimentos intelectuais e sociais na Europa e no mundo. Desde o apoio aos ideais iluministas de racionalidade e direitos humanos até à defesa das democracias, as Lojas maçónicas têm frequentemente sido incubadoras de progresso e evolução da humanidade. No contexto da Europa moderna e do mundo, a UMLI procura revitalizar este legado promovendo valores liberais e progressistas. As primeiras ações previstas pela UMLI sobre (i) os direitos das mulheres e (ii) a paz na Europa e no mundo, serão apenas o início do que promete ser uma iniciativa transformadora da maçonaria para a sociedade. Assim, a UMLI marca um novo capítulo na história da maçonaria, colocando o foco na ação em detrimento da retórica.

Scroll to Top