Decorreu em Paris, a 13 de Outubro 2024, a Cerimónia de Encerramento do Convent da Grande Loja Mista de Memphis Misraim (GLMMM). A Grande Loja Simbólica de Portugal – maçonaria Portuguesa – foi convidada para o evento e esteve representada pelo Grão-Mestre Amadeu ALVES e Past Grão-Mestre Pedro RANGEL.
A GLMMM é uma Obediência francesa da maçonaria liberal e adogmática fundada em 1998, que pratica na sua génese o Rito Antigo e Primitivo de Memphis e Misraïm pela via mista. Tem actualmente cerca de 200 membros distribuídos por cerca de 12 Lojas. Tal como a Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – a GLMMM trabalha com ênfase no misticismo, crescimento espiritual e investigação filosófica. Esta Obediência segue uma tradição enraizada no simbolismo egípcio e nos ensinamentos herméticos, procurando promover o desenvolvimento pessoal por meio da fraternidade maçónica e da sabedoria esotérica compartilhada. Tal como a Grande Loja Simbólica de Portugal, também a GLMMM considera que a crença numa verdade revelada pertence à liberdade do indivíduo, o qual procura o seu crescimento através do trabalho simbólico, com base nos princípios da tolerância mútua, do respeito pelos outros e da absoluta liberdade de consciência.
Na Cerimónia de Encerramento, o Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – expressou o seu agradecimento à nova Grã-Mestre da GLMMM, Catherine MINOUFLET, e ao Past Grão-Mestre, Jean-Jacques MOUMDJIAN, pelo constante apoio prestado à nossa Obediência. Esse reconhecimento reflete a profunda e histórica ligação que existe entre as duas Obediências desde 2008, ano da fundação da Grande Loja Simbólica de Portugal. Para o futuro, foram delineados novos objetivos comuns, com a certeza de que, através do trabalho conjunto e dos fortes laços de verdadeira fraternidade entre ambas as lideranças, essa cooperação maçónica continuará firme nos próximos anos, em benefício dos povos português e francês, bem como da humanidade.