O Dia das Nações Unidas, celebrado em 24 de outubro, marca o aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas em 1945. Este documento fundador oficializou a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecendo-a como um instrumento para promover a paz e a segurança internacionais, o desenvolvimento económico e social, e a cooperação entre as nações.
A data foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 1947, como um dia dedicado a destacar os objetivos e as conquistas da organização.
- O dia celebra a criação da ONU, um marco significativo na história moderna, quando as nações do mundo se uniram após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de evitar futuros conflitos globais e promover a paz.
- A data serve para reforçar a importância dos princípios e objetivos da ONU, como a manutenção da paz e da segurança, a promoção dos direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e a assistência humanitária.
- É também um momento para refletir sobre a importância do multilateralismo — a cooperação entre vários países para resolver problemas globais. A ONU é um símbolo desse esforço conjunto e da necessidade de soluções colectivas para desafios como mudanças climáticas, conflitos armados, crises humanitárias e desigualdades sociais.
- Neste dia as comemorações visam sensibilizar a humanidade sobre o trabalho da ONU em diversas áreas, desde as operações de paz até a luta contra a pobreza, a promoção da educação e a proteção ambiental.
- É uma ocasião para reconhecer o trabalho árduo de todas as pessoas envolvidas na ONU, incluindo diplomatas, trabalhadores humanitários, especialistas em direitos humanos, e os capacetes azuis que arriscam as suas vidas em missões de paz.
- O Dia das Nações Unidas também celebra a diversidade cultural, a igualdade entre as nações e o respeito mútuo, promovendo a ideia de uma comunidade global unida em torno de valores comuns.
- Neste dia, é relevante recordar ao mundo a importância da cooperação internacional e da solidariedade em um cenário global cada vez mais interconectado e desafiador. Em tempos de crise, seja política, económica, ambiental, o papel da ONU como mediador e facilitador de soluções pacíficas é destacado.
Além disso, o dia inspira acções e eventos em todo o mundo, desde conferências, debates e campanhas de consciencialização, que visam promover os ideais da ONU e chamar os cidadãos de todo o mundo na construção de um mundo mais justo, seguro e próspero para todos. A maçonaria, e em particular a Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – compagina com os princípios da ONU na Paz e na Fraternidade universais, no respeito mútuo e nos valores que unem todos os maçons de diferentes culturas e crenças. As duas instituições concorrem para a promoção da Paz, Segurança e Cooperação Internacional, tendo por objectivo evitar conflitos globais e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Mas também valorizam o princípio da igualdade entre os seus membros, independentemente da raça religião ou posição social.
A ideia de que todos os Homens são iguais é um pilar destas duas organizações.
A Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – incentiva o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e crescimento moral e intelectual e a ONU promove o desenvolvimento sustentável global e a erradicação da pobreza promovendo a educação para todos. Ambas promovem a tolerância religiosa e a convivência pacífica entre pessoas de diferentes crenças, com respeito pela diversidade, seja cultural e religiosa, defendendo o diálogo entre civilizações e o respeito mútuo como formas de prevenir conflitos e promover a paz social. Estes são princípios e valores essenciais e comuns às duas instituições, e ambas acreditam na construção de uma sociedade mais justa e pacífica através da colaboração e do respeito entre indivíduos e nações.