GRANDE LOJA SIMBÓLICA DE PORTUGAL PRESENTE NA 63ª ASSEMBLEIA GERAL DO CLIPSAS

Inicia-se hoje, 16 de maio, e prolonga-se até 19 de maio, a 63ª Assembleia Geral do CLIPSAS, a maior Organização Mundial da Maçonaria Liberal, em Durres na Albânia. Esta assembleia magna do CLIPSAS é organizada pela Grande Loja da Albânia – Illyria. O CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo, foi fundado em 1961 em Estrasburgo pelas principais Obediências maçónicas internacionais da corrente liberal e adogmática e actualmente congrega mais de 100 Obediências maçónicas. 

Este ano, o tema do Colóquio é o “A Maçonaria e a Inteligência Artifical: o mundo futuro”. Pretende-se debater a forma como a Maçonaria se deverá posicionar perante o impacto que a inteligência artificial está a ter (e terá) na sociedade mundial, sobretudo nos jovens e no mercado laboral. A discussão deste tema entre muitas Obediências de todo o mundo constituirá uma grande oportunidade para repensar o futuro da nossa sociedade, a forma como nos organizamos no trabalho e o modo como a juventude deverá perspectivar o seu futuro, nos principios e valores maçónicos.

A Grande Loja Simbólica de Portugal tem tido um posicionamento activo no CLIPSAS, tendo organizado a 61ª Assembleia Geral em Lisboa. Sendo membro efectivo do CLIPSAS desde 2015, a Grande Loja Simbólica de Portugal posiciona-se de modo a repensar a educação dos jovens de hoje numa época de enormes avanços tecnológicos (inteligência artificial, big data, redes sociais) que decididamente influenciam os valores e princípios dos homens e mulheres de amanhã.

Scroll to Top