A Grande Loja de França realizou o seu Convent 2024 em Paris no passado dia 15 de Setembro, tendo convidado a Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – a estar presente na Cerimónia de Encerramento. A nossa Obediência fez-se representar pelo Grão-Mestre Amadeu Alves e Past Grão-Mestre Pedro Rangel. Estiveram igualmente presentes muitas Obediências estrangeiras.
A Grande Loja da França é uma das principais Obediências Maçónicas europeias, sendo continuadora das primeiras Lojas parisienses de 1728 e da primeira Grande Loja constituída em Paris em 1738. A Grande Loja da França foi estruturada na sua forma atual em Paris no dia 7 de novembro de 1894, pela reunificação de diversos ramos da Maçonaria chamada ‘escocesa’, em referência ao rito que pratica de maneira quase exclusiva, o Rito Escocês Antigo e Aceite, o rito maçónico mais praticado no mundo.
O Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – expressou o seu profundo agradecimento ao Grão-Mestre da Grande Loja de França, Thierry Zaveroni, pelo convite para estar presente no Convent e exprimiu palavras de compromisso da Obediência para o trabalho maçónico futuro, continuando e fortalecendo os laços de fraternidade que têm unidos ambas as Obediências. O Grão-Mestre Thierry Zaveroni agradeceu a nossa presença e desejou votos de sucesso e de crescimento à Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa.
Por fim, o Convent encerrou num ambiente de grande fraternidade, marcado por um espírito de união e otimismo em relação ao futuro de uma Maçonaria Universal que seja cada vez mais filantrópica, humanista e progressista. Todos os participantes saíram com uma profunda confiança no caminho de transformação e modernização que a Maçonaria está a trilhar, reafirmando o compromisso com os valores de igualdade e evolução social.