Dia Internacional da Democracia

A Democracia é um regime político no qual os cidadãos participam igualmente na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através de representantes eleitos pelo direito de voto (sufragio universal). A revolução de 25 de Abril de 1974 marca o início da vida democrática em Portugal. O golpe militar pôs termo ao regime autoritário do Estado Novo, abrindo caminho para a resolução do problema da guerra colonial e para a democratização e o desenvolvimento do país. Atualmente, e passados 50 anos sobre essa data, a plena participação e apoio da comunidade internacional, dos órgãos governamentais nacionais, da sociedade civil e dos indivíduos, permitem que o ideal da democracia possa ser vivido numa realidade usufruida por TODOS, em todo o lado.

Para tal, celebra-se anualmente, a 15 de setembro, o Dia Internacional da Democracia, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de defender os princípios da inclusão, liberdade, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável. O Dia Internacional da Democracia oferece a oportunidade, a TODOS, para refletirmos como está o estado da democracia no mundo.

Os valores da liberdade, do respeito pelos direitos humanos e do princípio da realização de eleições periódicas e genuínas por sufrágio universal são elementos essenciais da democracia. É fundamental o desenvolvimento pacífico das sociedades, contribuindo para a construção e consolidação da democracia e para o desenvolvimento das instituições democráticas. Como já foi referido, a Democracia proporciona o ambiente natural para a proteção e realização efetiva dos direitos humanos.

Para a Grande Loja Simbólica de PortugalMaçonaria Portuguesa – o desígnio é construir um mundo mais democrático, equitativo, inclusivo e sustentável!

Scroll to Top