Desde a sua criação em dezembro de 2024, no Palácio do Grande Oriente de França em Paris, a União Maçónica Liberal Internacional (UMLI) tem avançado com passos firmes. No passado dia 21 de janeiro de 2025, escreveu-se mais uma página dourada na história da Maçonaria Liberal através da realização da segunda assembleia geral da UMLI, na qual reuniram as Obediências fundadoras (ver aqui) juntamente com outras convidadas, na imponente sala do Conselho da Ordem do Grande Oriente de França.
Na sessão inicial da assembleia, dedicada exclusivamente às nove obediências fundadoras, esteve presente a Grande Loja Simbólica de Portugal. Nesta sessão foram alcançados três avanços relevantes:
- A validação oficial do logotipo da UMLI;
- A aprovação do Plano de Atividades para o presente ano maçónico, que servirá como guia para as ações da organização;
- O lançamento dos trabalhos para a elaboração de um Pacto de Aliança entre o Grande Oriente de França e as Obediências alinhadas com uma visão unificada.
A segunda parte da reunião destacou-se como um momento de crescimento e troca de ideias entre mais de vinte Obediências maçónicas convidadas, que possuem vínculos institucionais com o Grande Oriente de França. Durante o encontro, foi apresentado o Plano de Atividades da UMLI, e todas as obediências foram incentivadas a colaborar com este projeto conjunto, que tem como objetivo reforçar a união da Maçonaria Liberal em contexto internacional.
Com o objetivo compartilhado de promover a liberdade, a igualdade e a fraternidade no contexto atual da sociedade internacional, este encontro simbolizou o espírito de cooperação e diversidade que caracteriza a UMLI, unindo diferentes perspectivas e tradições. A Grande Loja Simbólica de Portugal, como membro fundador e participante ativo neste projeto, destaca a contribuição portuguesa para este movimento global, conjuntamente com a Grande Loja Simbólica da Lusitânia, celebrando a criação de laços entre nações e culturas no âmbito da Maçonaria Liberal.