Celebrado desde 1974, o Dia Mundial do Ambiente é comemorado todos os anos no dia 5 de junho. Foi anunciado no primeiro dia da primeira conferência da ONU. O foco é os Seres Humanos e o modo como eles interagem com o Meio Ambiente. A sustentabilidade e a proteção ambiental estão, sem dúvida, entre os problemas mais prementes que enfrentamos no mundo atualmente. Todas as necessidades da vida vêm da Mãe Natureza e, infelizmente, todos consideramos isso como um dado adquirido.
O Dia Mundial do Ambiente tem a finalidade de envolver e incentivar TODOS, nomeadamente, governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntem na concentração de esforços e ações, no que diz respeito à problemática da questão ambiental e estarem mais conscientes do seu impacto no meio ambiente. Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema: acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.
Importância do Dia Mundial do Ambiente
É muito importante, pois enfrentamos, crises como as alterações climáticas, a destruição da natureza e a perda de biodiversidade e, não menos importante, a poluição e o problema dos resíduos. Neste âmbito, o restauro da natureza é fundamental, como forma de permitir aumentar os meios de subsistência, reduzir a pobreza e aumentar a resiliência a condições climáticas extremas.
No ano passado, o mundo sentiu os impactos ambientais, não só do calor, mas também das tempestades, inundações e seca. A recuperação da natureza é fundamental, no que diz respeito à Década das Nações Unidas para o restauro dos ecossistemas (2021-2030), que se constitui como um apelo para a proteção e a revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, fundamentais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ano de 2024 marca o 30.º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
Fora das nossas casas está o verdadeiro lar em que todos vivemos, e preservá-lo para as gerações futuras é mais importante do que nunca.