Dia da Criança

No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam. Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

A União Europeia (UE) e os países da UE são obrigados a respeitar, proteger e promover os Direitos da Criança. Oficialmente, o dia é assinalado pela ONU a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados, pela Assembleia-Geral, os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, a ONU adotou a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou a 21 de setembro de 1990.

Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar este dia, com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento. Atualmente, a pobreza é o problema mais sonante para as crianças de todo o mundo: em 2023, 330 milhões de crianças viviam em situação de pobreza extrema.

Que seja possível imaginarmos um mundo em que todas as crianças crescem no uso pleno de todos os seus Direitos!

Um Feliz Dia a TODAS as Crianças!!!

 

Scroll to Top