Como começou o Dia da Mãe?
Anna Jarvis celebrou o primeiro Dia da Mãe quando, em 12 de maio de 1907, realizou um serviço memorial em homenagem da sua falecida mãe em Grafton, West Virginia. Jarvis liderou uma campanha para estabelecer um feriado que reconhecesse a importância da mãe na família.
Os seus esforços foram bem-sucedidos: em cinco anos, praticamente todos os estados dos EUA celebravam o Dia da Mãe e, em 1914, o presidente dos EUA, Woodrow Wilson, tornou-o feriado nacional.
O Dia da Mãe
Em Portugal, o Dia da Mãe comemorou-se durante muito tempo a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.
Depois, a comemoração passou para o primeiro domingo do mês de maio, mas o significado manteve-se: na tradição católica, maio é o mês de Maria, a mãe de Jesus Cristo.
“Uma mãe é como um ninho, uma mãe é como um meio de transporte, uma mãe é como uma fonte… Como numa rima infantil, estas frases curtas acompanham cada passo no dia a dia de um bebé. Ao longo das páginas, a criança cresce, passando por diferentes aprendizagens. O leitor acompanha a criança através desses pequenos grandes passos. A mãe que era ninho, abrigo do recém-nascido, torna-se estrada, história ou espetáculo para a criança que brinca. E ao crescer, também a distância entre ela e a sua mãe aumenta nas ilustrações. Até à última imagem, com os primeiros passos da criança.”
Uma mãe é como uma casa que levamos connosco para sempre!
A Grande Loja Simbólica de Portugal deseja um dia maravilhoso a todas as Mães.