Comunicado Dr. Jorge Sampaio

Comunicado Dr. Jorge Sampaio | Maçonaria Portuguesa - GLSP

Comunicado Dr. Jorge Sampaio

Foi com profunda tristeza que o país e o mundo souberam do falecimento do Dr. Jorge Sampaio. A sua vida foi exercida com enorme dedicação às causas da solidariedade, da humanidade e da liberdade, que são também causas e pilares da Maçonaria Universal. O jovem Jorge Sampaio nunca se acomodou ao estrato social no qual nasceu e sempre fez prevalecer os seus ideais humanistas.

Enquanto estudante universitário, nos idos dos anos 60, foi líder estudantil e aí germinou a sua revolta e contestação contra a ditadura. Mais tarde, o jovem advogado foi determinante na negociação e posterior libertação de muitos presos do regime Salazarista. A carreira política de Jorge Sampaio, que se iniciou efetivamente no pós-25 de Abril, é conhecida e reconhecida por todos os portugueses.

De entre as múltiplas qualidades que todos lhe atribuíram, amigos e camaradas mas também opositores políticos, realçam-se a justiça social, a luta pelo progresso da humanidade e da democracia, a defesa por causas de solidariedade social, com convicções genuínas pela igualde de direitos, da integração de minorias étnicas, na defesa da liberdade de consciência, contra xenofobismos, fanatismos e radicalismos, tudo aquilo que a maçonaria Portuguesa sempre defendeu.

Recordar os múltiplos feitos do Dr. Jorge Sampaio é ter presente na memória o homem sensível nas emoções mas convicto nas decisões e acções. Hoje, o povo português ficou mais pobre mas a sua obra perdurará inegavelmente pelos anos vindouros.

A Grande Loja Simbólica de Portugal vem publicamente comunicar um sentimento de profundo pesar pela partida deste homem e cidadão exemplar, não apenas à família e amigos, mas também à Presidência da República Portuguesa, à Câmara Municipal de Lisboa, às Nações Unidas e a todas as entidades onde o Dr. Jorge Sampaio exerceu funções.

Paz à sua alma e descanso eterno.

Comunicado Dr Jorge Sampaio

Scroll to Top