R∴T∴ Seth, n.º21

RT-Seth

Coimbra, cidade de conhecimento, é sede da mais antiga Universidade de Portugal e das mais antigas do mundo. Assistiu desde sempre à transmissão inclusiva e totalizadora de caminhos e conhecimentos, cresceu e evoluiu há mais de 7 séculos, e foi centro de fusão e encontro cultural integrando valores muçulmanos e cristãos. Durante o domínio muçulmano foi erguida uma alcáçova de formato quadrilátero, provida de torres circulares cujas bases permanecem até hoje, sendo alicerces do Paço das escolas e a Porta Férrea da Universidade de Coimbra. De Coimbra retém-se, ainda, a ideia de terra de sucessivas invasões e de conflito (criador) integrador, no sentido da ascensão do homem, fora das diatribes e profanidades que compõem a realidade vivencial atual. Se na primeira metade do século XIX, a ocupação da cidade pelas tropas francesas gerou o caos e desordem e a contenda fratricida, na segunda metade culminou no desenvolvimento de uma geração inquieta, a geração de 70, repleta de homens ilustres (e.g Eça, Antero, Guerra Junqueiro), que pela oposição de ideais e discussão dos mesmos, mas princípios semelhantes, geraram os valores da liberdade, igualdade e fraternidade.

Também assim foi com Seth e Osíris, irmãos que representam na mitologia egípcia, duas regiões ou funções psicológicas, opostas ou contrárias entre si. Da cultura, da ordem e das terras férteis do ideal do Deus Osíris, até Seth, Deus do Caos – em termos simbólicos, dominando as terras vermelhas do deserto – da liberdade, do vazio primordial, indefinido e pantanoso que propiciou e pariu todas as realidades do Universo. Muito provavelmente, foram os condicionamentos das conceções greco-romanas sobre a história egípcia que associaram a divindade Seth à ideia de caos, desordem e destruição. No princípio, não terá sido assim. Com efeito, nos tempos primordiais da civilização egípcia, importantes Faraós como Ramsés II fizeram-se chamar de “Amados de Seth”.

Perfilhando um perfil similar, Coimbra acolhe agora, pela mão da Grande Loja Simbólica de Portugal, uma fraternidade esotérica, iniciática e simbólica, iluminando o Homem na sua conflituante completude. O Respeitável Triangulo Seth, foi erguido a Or∴ Coimbra no dia 24 de Setembro de 2023, para praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm.

Scroll to Top