R∴L∴ de Investigação Alexandria, Or∴ Curia

glsp-curia

A Loja Investigação Alexandria levantou colunas no dia 21 de setembro de 2024 (e.v.) por um grupo de 7 Mestres Maçons iniciados nas lojas maçónicas do Centro e Norte de Portugal, a praticar o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim.

A carta patente da Respeitável Loja de Investigação Alexandria, a Or∴ da Curia, com o nº 002, foi emitida pela Grande Loja Simbólica de Portugal e a respetiva Cerimónia de Consagração foi efetuada no Templo José Damião.

O nome Alexandria, uma jóia da Antiguidade, fundada por Alexandre, o Grande, em 332 a.C., tornou-se rapidamente um dos maiores centros culturais do mundo grego. O Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo, não foi apenas uma proeza arquitetónica com seus cerca de 135 metros de altura, mas também um símbolo da influência e do poder da cidade.

Como capital do Egito Ptolomaico, Alexandria estabeleceu-se como o coração pulsante do comércio e da cultura, tendo feito emergir instituições como o Mouseion e a Biblioteca de Alexandria. Esta última foi um farol de conhecimento, atraindo eruditos, cientistas, filósofos, matemáticos, artistas e historiadores de todas as partes do mundo antigo.

O legado de Alexandria, como um centro de erudição e inovação, serve de princípio inspirador aos principais objetivos da Respeitável Loja Alexandria na prossecução do interesse dos Mestres Maçons pela investigação, designadamente da História do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim e do estudo da Maçonaria Egípcia, na apresentação de trabalhos em Loja e sua discussão e crítica.

A admissão dos seus membros faz-se exclusivamente por convite, dirigido a mestres maçons regulares ou Ilustres Visitantes em que a Grande Loja Simbólica de Portugal tenha um tratado de Amizade ou reconhecimento maçónico.

Scroll to Top