O Grande Oriente da Suíça realizou o seu Convent 2024 em Montreux no passado dia 9 de Novembro, tendo convidado a Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa para estar presente na Cerimónia de Encerramento. A nossa Obediência fez-se representar pelo Grão-Mestre Amadeu Alves e Past Grão-Mestre Pedro Rangel. Estiveram igualmente presentes muitas Obediências estrangeiras.
O Grande Oriente da Suíça é uma obediência maçónica fundada a 24 de junho de 1959. É signatária do apelo de Estrasburgo e defensora dos direitos humanos e faz parte da corrente liberal e adogmática da Maçonaria Europeia. O Grande Oriente da Suíça representa, coordena, reúne e informa as Lojas Maçónicas que o compõem. Estas Lojas praticam diferentes ritos dentro da maior liberdade. O Grande Oriente da Suíça permite às suas Lojas e, por conseguinte, aos seus membros uma total liberdade de consciência. Acolhe no seu seio todos os homens, qualquer que seja a sua origem, a sua religião, a sua situação social, os seus ideais filosóficos e políticos, desde que sejam compatíveis com o espírito da Maçonaria, a honra e as leis suíças.
O Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa – expressou o seu profundo agradecimento ao Grão-Mestre do Grande Oriente da Suíça, Christophe Ravel, pelo convite para estar presente no Convent e exprimiu o compromisso da Obediência que lidera para a continuação do trabalho maçónico conjunto, fortalecendo os laços de fraternidade que têm unidos ambas as Obediências. O Grão-Mestre Christophe Ravel agradeceu a nossa presença e desejou votos de sucesso e de crescimento à Grande Loja Simbólica de Portugal – Maçonaria Portuguesa.
Por fim, o Convent encerrou num ambiente de grande fraternidade, marcado por um espírito de união e otimismo em relação ao futuro de uma Maçonaria Universal que seja cada vez mais filantrópica, humanista e progressista. Todos os participantes saíram com uma profunda confiança no caminho de transformação e modernização que a Maçonaria está a trilhar, reafirmando o compromisso com os valores de igualdade e evolução social.