A Grande Loja Simbólica de Portugal, esteve presente no Convent da Grande Loja Simbólica Espanhola, que decorreu este ano em Salamanca de 1 a 3 de Junho.
Depois da ditadura franquista, a Maçonaria voltou a ser legal em Espanha a partir de 1979. A Grande Loja Simbólica Espanhola foi então fundada no ano seguinte, a dia 15 de maio de 1980. A Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loja Simbólica Espanhola, Obediências com tratado de amizade e reconhecimento mútuo há mais de 10 anos, pertencem à corrente liberal da maçonaria mundial.
O Convent incluiu uma conferência pública, visitas aos lugares mais históricos e emblemáticos da cidade histórica de Salamanca, realização da Assembleia Geral e finalmente a cerimónia de encerramento. O evento contou com o apoio dos IIr:. da R:.L:. “Sapientia Ars Vivendi”, nº 87, de Salamanca. Finalmente, o Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica Espanhola, Xavier Molina, proferiu palavras de muito agradecimento pela presença da delegação da Grande Loja Simbólica de Portugal e reafirmou convictamente que ambas as obediências reafirmam o verdadeiro espirito da maçonaria, através do trabalho que desenvolvem em prole dos mais desfavorecidos e da sociedade em geral.
Neste evento maçónico em Espanha, a Maçonaria Portuguesa esteve representada pelas três Obediências Maçónicas portuguesas, Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Simbólica da Lusitania – Maçonaria Mista Portuguesa e o Grande Oriente Lusitano demonstrando uma grande harmonia, união e fraternidade entre os maçons portugueses.