A Grande Loja Simbólica de Portugal participou no Convent da Grande Loja Tradicional e Simbólica OPÉRA, momento especial onde estiveram presentes as principais Obediências Maçónicas Europeias, que na sua maioria têm Tratados de Amizade e Reconhecimento Mútuo com a Grande Loja Tradicional e Simbólica Opéra. O Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal esteve representado pelo Segundo Vice Grão-Mestre, Daniel B.
A Grande Loja Tradicional e Simbólica Opéra foi fundada em 1958 e após uma cisão da Grande Loja Nacional Francesa. A história desta maçonaria francesa remonta ao século XVIII e possui 300 Lojas, que funcionam regular e tradicionalmente, com seis ritos diferentes.
A nossa presença foi enaltecida pelo Respeitável Grão-Mestre da Grande Loja Tradicional e Simbólica Opéra Phillipe Cangemi, que reforçou não só as estreitas relações de Amor Fraternal que sempre uniram a Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loja Tradicional e Simbólica Opéra, mas também a importância do desenvolvimento do nosso trabalho no Rito Escocês Retificado, desejando também que a proximidade e amizade que sempre pautaram as relações entre ambas as Obediências se mantenham fortes e inabaláveis.
Os Irmãos que as compõem trabalham seis ritos diferentes, mas todos estão reunidos em torno dos mesmos princípios: preocupação por um sincero aperfeiçoamento moral e intelectual de si mesmo, desejo de verdadeira liberdade, atenção ao bem-estar dos outros, busca de uma autêntica espiritualidade, espírito de fraternidade e universalidade, crença aberta e tolerante no Grande Arquiteto do Universo.