COMUNICADO


A Maçonaria Espanhola manifesta apoio às Obediências Maçónicas portuguesas nomeadamente à Grande Loja Simbólica de Portugal – GLSP, Grande Loja Simbólica da Lusitânia – GLSL e do Grande Oriente Lusitano – GOL.

A Grande Loja Simbólica Espanhola, a maior obediência maçónica espanhola da Maçonaria Liberal, manifesta a sua solidariedade e apoio às Obediências Maçónicas portuguesas nomeadamente à Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Simbólica da Lusitânia e do Grande Oriente Lusitano, contra o projeto de lei que torna obrigatório que todos os deputados e titulares de cargos públicos declarem se pertencem a associações e organizações discretas.

A Grande Loja Simbólica Espanhola considera um enorme retrocesso em matéria de Direitos e Liberdades individuais num flagrante exercício de discriminação.

No caso de Espanha, e um ano após o fim da Guerra Civil, em 1940, Francisco Franco promulgou a Lei de Repressão contra a Maçonaria, ao abrigo da qual os maçons espanhóis foram perseguidos e fuzilados. Mas Franco permitiu a existência de lojas nas bases militares norte-americanas onde trabalhavam maçons deste país.

Por isso, foi com natural felicidade que a Grande Loja Simbólica de Portugal recebeu a carta (em anexo) que nos foi remetida pela Grande Loja Simbólica Espanhola. Demonstrando claramente que existe uma verdadeira maçonaria universal, sem país, seja em Espanha, em Portugal ou em qualquer outro lado, com os mesmos princípios da fraternidade, da liberdade, da igualdade, do humanismo e da filantropia, do progresso para uma sociedade livre e justa.

A Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loja Simbólica de Espanha partilham destes princípios, que assentam no livre pensamento, na liberdade de consciência e na tolerância, permitindo o aperfeiçoamento do homem, a edificação de uma sociedade justa e igualitária e o progresso da humanidade através da elevação moral e espiritual.


Lisboa, 22 de março de 2021

O Grão Mestre

Amadeu Alves

www.grandelojasimbolicaportugal.com
glsp@grandelojasimbolicaportugal.com
ler documento…

© Copyright - Grande Loja Simbólica de Portugal 2020