A Grande Loja Simbólica de Portugal vai realizar em Lisboa, a Assembleia Geral da maior Organização Mundial da Maçonaria Liberal – CLIPSAS reunindo as principais Obediências maçónicas dos cinco continentes, no mês de maio de 2022. Trata-se do maior evento da Maçonaria Liberal Mundial.

De 12 a 15 de Maio 2022

0Days0Hours0Minutes0Seconds

O CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo, foi fundado em 1961 em Estrasburgo pelas principais obediências maçónicas internacionais. Actualmente congrega cerca de cem obediências maçónicas em todo o mundo da maçonaria liberal e adogmática e reune todos os anos na sua assembleia magna.

A Grande Loja Simbólica de Portugal é a terceira Obediência Maçónica Portuguesa. Possui Lojas Maçónicas em todo o país e distingue-se pela grande discrição das suas atividades, dando primazia ás ações de solidariedade social e desenvolvimento espiritual adogmático dos seus membros, defendendo a Liberdade Absoluta de Consciência e de Livre Pensamento. A GLSP tem tido um posicionamento de união e harmonia na Maçonaria Portuguesa, contribuindo para a construção das pontes que naturalmente devem existir entre todas as Obediências Maçónicas Portuguesas que são membros das Organizações Maçónicas Internacionais.

A GLSP é membro  das três principais organizações maçónicas internacionais, nomeadamente Aliança Maçónica Europeia, CLIPSAS e União Maçónica Mediterrâneo. Possui uma grande ligação institucional ao Grande Oriente de França, que é a maior Obediência Maçónica Francesa.

Volvidos mais de 20 anos da primeira reunião do CLIPSAS em Portugal, organizado pelo Grande Oriente Lusitano, a Grande Loja Simbólica de Portugal honra os pergaminhos da Maçonaria Portuguesa defendendo os Valores da Maçonaria Universal dando o exemplo de União e Reconhecimento entre todos os Maçons do Mundo sem muros nem barreiras. Após dois anos de pandemia, a Maçonaria Liberal Mundial reencontra-se em Lisboa, no mês de Maio de 2022