
A Maçonaria Simbólica Portuguesa
Quando levantámos colunas à primeira loja maçónica do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim em Portugal a Loja Phoenix, a 3 de maio de 2008, em Lisboa, estávamos longe de imaginar a evolução que o rito iria ter no nosso pais.
Desde 2018 a primeira Loja do Ritual de Emulação, a Olissipo, erguia Colunas, seguindo-se em 2021 a Loja Uniao e Fraternidade. Estava assim criada a primeira Loja mista a trabalhar a Emulação e a única em actividade na peninsula
Ibérica.
Quando em 2019 o Grande Oriente de França entregou pela primeira vez a Carta Patente para a prática do Rito Escoces Antigo e Aceite em Portugal, à Grande Loja Simbólica de Portugal, à Grande Loja Simbólica da Lusitania e ao Supremo Conselho Misto de Portugal marcou assim a História na Maçonaria em Portugal.
É isto que este livro hoje vos traça, fundamentalmente um caminho. Um caminho de Transmissão de Conhecimento e de evolução na Maçonaria Portuguesa.
É um projeto maçónico do Século XXI legitimado pelo Grande Oriente de França e que irá perdurar para as gerações futuras na sociedade portuguesa, honrando os pergaminhos dos Maçons que nos precederam na prática dos Valores e Princípios da Maçonaria Universal.
Pedro Rangel
Past Grão-mestre fundador da Grande Loja Simbólica de Portugal