COMUNICADO
A Grande Loja Simbólica de Portugal condena os recentes ataques contra o povo de Israel perpetrados pela organização terrorista Hamas e vem por este meio exprimir a sua total solidariedade às famílias enlutadas e ao povo israelita. A Grande Loja Simbólica de Portugal, pertencente à corrente liberal da Maçonaria, advogando o progresso da humanidade pela paz, liberdade, filantropia e laicidade, o qual nunca poderá ser atingido por meios de fanatismo religioso e extremismos de qualquer natureza.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo 26, nº 2) cita a este propósito que,
“… o desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais, através da compreensão, da tolerância e da amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, sendo promovida pelas atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz”.
A barbárie que ocorreu com milhares de feridos, centenas de mortos e dezenas de reféns, desrespeita e contraria totalmente o princípio citado, sendo intolerável num mundo que se pretende mais fraterno e acolhedor para todos. Sejamos corajosos e sem medo para condenar firmemente os hipócritas do obscurantismo e do fanatismo religioso, bem como todos os inimigos da paz e da liberdade.
Neste contexto, a Grande Loja Simbólica de Portugal solidariza-se com o povo israelita nestes votos de condolências e envia saudações fraternas às Obediências Amigas. A Grande Loja Simbólica de Portugal continuará a lutar firme e ativamente contra todos aqueles que procuram desconstruir a nossa sociedade e o mundo em que vivemos.
Lisboa, 9 de Outubro de 2023
O Grão Mestre
Amadeu Alves
www.grandelojasimbolicaportugal.com
glsp@grandelojasimbolicaportugal.com