Eleição do Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico

Eleição do Poderoso Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico da Grande Loja Simbólica de Portugal

No passado dia 31 de outubro de 2020, decorreram as eleições para o Poderoso Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico da G∴L∴S∴P∴ – Triénio 2020-2023. Sendo um dos três órgãos basilares na G∴L∴S∴P∴, e garantindo o Pilar da Justiça, é de fulcral importância a eleição democrática de quem o preside.

À semelhança das eleições para o Sereníssimo Grão-Mestre da G∴L∴S∴P∴, e devido às contingências atuais, estas eleições foram realizadas por voto eletrónico, tendo sido garantidas todas as condições de confidencialidade dos votos. Assim, foi reeleito para o seu segundo mandato, o Poderoso Irmão Leonel Santos, como Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico da Grande Loja Simbólica de Portugal, para o triénio 2020-2023.

Leonel Santos é Mestre Memphis Misraim, Venerável Mestre da Respeitável Loja Sirius e membro da Grande Ordem Egípcia – Altos Graus da Maçonaria, entre outras funções que desempenha no seio da Maçonaria portuguesa.

É Licenciado e Mestre em Direito (Condição formal para ocupar as funções de Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico), pós-graduado em diversas áreas com destaque para a mediação na resolução de conflitos, área onde também tem obra literária publicada.

Leonel Santos ancorou o seu discurso de tomada de posse no Princípio de Montesquieu, relativamente à separação de poderes – “É fulcral para o bom funcionamento de uma Grande Loja, que seja respeitado o Princípio da Separação de Poderes. O Grande Tribunal Maçónico é um órgão independente de qualquer outro, não cedendo a qualquer pressão externa ou interna que eventualmente possa existir. Os três órgãos basilares de uma democracia são o Executivo (Conselho da Ordem), Legislativo (Convent da G∴L∴S∴P) e o Judicial (Grande Tribunal Maçónico), devendo a sua independência ser absoluta.”

Ao tomar posse, o Juiz Presidente nomeou ainda a equipa que o acompanhará neste triénio, sendo constituída pelo Juiz Relator Daniel Boone, e o Juiz Secretário José Ribeiro.

Daniel Boone (nome maçónico) é Mestre Memphis Misraim, Licenciado em Direito (Condição formal para ocupar as funções de Juiz Relator do G∴T∴M∴), Advogado e elemento ativo na sociedade civil no que toca à Defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos.

José Ribeiro é Mestre Memphis Misraim, Licenciado (Condição não essencial para ocupar as funções de Juiz Secretário do G∴T∴M∴), e com uma vida dedicada ao cumprimento das Leis Nacionais. A Grande Loja Simbólica de Portugal congratula a reeleição do Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico, fazendo votos para que o seu mandato no triénio 2020-2023 seja sereno e sempre sob a nossa divisa da Liberdade, Igualdade e Fraternidade entre todos os Maçons.

Scroll to Top