Eleição do Poderoso Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico da Grande Loja Simbólica de Portugal
No passado dia 31 de outubro de 2020, decorreram as eleições para o Poderoso Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico da G∴L∴S∴P∴ – Triénio 2020-2023. Sendo um dos três órgãos basilares na G∴L∴S∴P∴, e garantindo o Pilar da Justiça, é de fulcral importância a eleição democrática de quem o preside.
À semelhança das eleições para o Sereníssimo Grão-Mestre da G∴L∴S∴P∴, e devido às contingências atuais, estas eleições foram realizadas por voto eletrónico, tendo sido garantidas todas as condições de confidencialidade dos votos. Assim, foi reeleito para o seu segundo mandato, o Poderoso Irmão Leonel Santos, como Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico da Grande Loja Simbólica de Portugal, para o triénio 2020-2023.
Leonel Santos é Mestre Memphis Misraim, Venerável Mestre da Respeitável Loja Sirius e membro da Grande Ordem Egípcia – Altos Graus da Maçonaria, entre outras funções que desempenha no seio da Maçonaria portuguesa.
É Licenciado e Mestre em Direito (Condição formal para ocupar as funções de Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico), pós-graduado em diversas áreas com destaque para a mediação na resolução de conflitos, área onde também tem obra literária publicada.
Leonel Santos ancorou o seu discurso de tomada de posse no Princípio de Montesquieu, relativamente à separação de poderes – “É fulcral para o bom funcionamento de uma Grande Loja, que seja respeitado o Princípio da Separação de Poderes. O Grande Tribunal Maçónico é um órgão independente de qualquer outro, não cedendo a qualquer pressão externa ou interna que eventualmente possa existir. Os três órgãos basilares de uma democracia são o Executivo (Conselho da Ordem), Legislativo (Convent da G∴L∴S∴P) e o Judicial (Grande Tribunal Maçónico), devendo a sua independência ser absoluta.”
Ao tomar posse, o Juiz Presidente nomeou ainda a equipa que o acompanhará neste triénio, sendo constituída pelo Juiz Relator Daniel Boone, e o Juiz Secretário José Ribeiro.
Daniel Boone (nome maçónico) é Mestre Memphis Misraim, Licenciado em Direito (Condição formal para ocupar as funções de Juiz Relator do G∴T∴M∴), Advogado e elemento ativo na sociedade civil no que toca à Defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos.
José Ribeiro é Mestre Memphis Misraim, Licenciado (Condição não essencial para ocupar as funções de Juiz Secretário do G∴T∴M∴), e com uma vida dedicada ao cumprimento das Leis Nacionais. A Grande Loja Simbólica de Portugal congratula a reeleição do Juiz Presidente do Grande Tribunal Maçónico, fazendo votos para que o seu mandato no triénio 2020-2023 seja sereno e sempre sob a nossa divisa da Liberdade, Igualdade e Fraternidade entre todos os Maçons.