Comunicado da G∴L∴S∴P∴ – Samuel Paty

Logo da Grande Loja Simbólica de Portugal

COMUNICADO

Doar conhecimento é ensinar. Cada um de nós se lembrará certamente de um professor que tenha marcado a nossa vida. Aquele professor que nos transmitiu conhecimento, que nos ensinou a tornar-nos seres humanos mais intelectuais e, por isso, mais conscientes da sociedade em que vivemos. Por ter transmitido aos seus alunos que a liberdade é o bem mais precioso que o homem deve preservar, o professor Samuel Paty foi barbaramente assassinado. É esse professor, o doador de conhecimento, que deveremos exaltar na nossa consciência.

Este crime hediondo deve fazer-nos refletir sobre a sociedade que não queremos e, sobretudo, lutar com toda a força e vigor para impor às mentes mais perversas e fanáticas que a liberdade religiosa e de consciência irá prevalecer, custe o que custar. Porque o dom do conhecimento permite crescer e libertar o homem de qualquer juízo dogmático, devemos proteger aqueles que doam seus conhecimentos, professores e outros agentes da liberdade, todos os dias a não se tornarem vítimas expiatórias de uma sociedade doente.

Sejamos corajosos e sem medo de condenar veementemente os hipócritas do obscurantismo e do fanatismo religioso, bem como todo e qualquer inimigo da liberdade de consciência e de expressão. Pelos princípios fundamentais da liberdade, todos devemos lutar ativamente contra eles!

Neste contexto, a Grande Loja Simbólica de Portugal solidariza-se com o povo Francês neste voto de pesar e envia saudações fraternas às Obediências amigas de França, país de liberdades e fundador da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Tenham a certeza que a G:.L:.S:.P:. continuará firme e ativamente a combater todos aqueles que procuram desconstruir a nossa sociedade.

Scroll to Top